
No escopo do Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, conduzido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Diretoria Geral de Ensino e Instrução da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro está dando suporte para a realização do “Curso de Câmeras Corporais e Uso da Força: Princípios e Práticas”.
Divididos em duas turmas, 80 policiais militares do Rio de Janeiro estão participando desta capacitação, com aulas diárias e intensivas realizadas nos auditórios da DGEI e do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), ambos em Sulacap. Com aulas de 8 às 18h30, ministradas por instrutores de corporações coirmãs do país, o curso começou na segunda-feira e se estende até sexta-feira (dia 10/10).
O Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força tem como objetivo contribuir para a profissionalização das instituições de segurança pública, aumentando a confiança e a legitimidade perante a população, por meio de ações de normatização, certificação, diagnóstico, aquisições, capacitação e avaliação de impacto.
O “Curso de Câmeras Corporais e Uso da Força: Princípios e Práticas” abrange conteúdos relacionados ao uso de câmeras corporais e ao uso da força. Num módulo, transmite experiências comparadas de câmeras corporais, evidências e legislações relacionadas à gestão de dados, além do treinamento especializado em presença, postura e verbalização.
Em outro módulo, o curso contempla o manejo de instrumentos de menor potencial ofensivo, como as armas eletroeletrônicas de incapacitação neuromuscular e espargidores de pimenta. Com foco em melhorar o desempenho da tropa, o curso tem também como objetivo capacitar os profissionais indicados para atuarem como multiplicadores desse conhecimento dentro da corporação.










