Dia de intercâmbio acadêmico contou com palestras aos Guardas-Marinha e instruções sobre a rotina de bordo e adestramentos a alunos do KCL

Uma década de parceria entre a Marinha do Brasil (MB) e o King’s College de Londres (KCL) foi celebrada por ocasião da estadia do Navio-Escola (NE) “Brasil” em Londres, na Inglaterra, durante a 39ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (GM). A bordo, uma das mais conceituadas instituições de ensino da Europa reafirmou laços acadêmicos e institucionais com a MB, em prol do desenvolvimento do conhecimento estratégico e marítimo.
No dia 14 de outubro, o grupo de Guardas-Marinha e Oficiais de bordo participou, no KCL, de uma aula da disciplina “Segurança e Relações Internacionais na América Latina”, do Curso de Graduação em Relações Internacionais e Estudos da Guerra. No mesmo dia, o professor Mauro Bonavita proferiu uma palestra aos GM com um panorama do que é ser um aluno do King’s College de Londres.
No dia 16, foi a vez de um grupo de alunos da mesma disciplina visitar o NE “Brasil”. Na ocasião, o Comandante do Navio, Capitão de Mar e Guerra Rodrigo Monteiro Lázaro, preparou uma atividade em celebração aos 10 anos de cooperação entre a Força e a instituição de ensino. Participaram a Vice-Decana Internacional da Faculdade de Ciências Sociais e Políticas Públicas do KCL, doutora Elisa Cavatorta, e o Diretor da Escola de Estudos de Segurança, professor Wyn Bowen.
A abertura do evento contou com a participação, por meio remoto, do Subchefe de Operações do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Vice-Almirante José Cláudio Oliveira Macedo, e do Subchefe de Estratégia do Estado-Maior da Armada, Contra-Almirante Dino Avila Busso — ambos ex-alunos do King’s College.
O Contra-Almirante Ávila enfatizou a importância da integração entre a vida acadêmica e o exercício profissional, ressaltando que o aprimoramento intelectual dos Oficiais se reverte em benefícios diretos à sociedade brasileira. Já o Vice-Almirante José Cláudio destacou o valor da pós-graduação acadêmica para os militares, incluindo aqueles que servem em meios operativos, e a relevância da continuidade da cooperação, mencionando como os conhecimentos adquiridos durante seu doutorado no King’s College contribuíram para o exercício de cargos na MB e no EMCFA.
Na sequência, o Capitão de Mar e Guerra Rodrigo Lázaro apresentou a história das Viagens de Instrução e dos navios que desempenharam a função de Navio-Escola, bem como as características do NE “Brasil” e sua missão. Os docentes tiveram a oportunidade de visitar as instalações do Navio.










