O Comando Operacional Conjunto Catrimani coordenou, junto à Casa de Governo de Roraima e à Força Aérea Brasileira (FAB), o transporte de materiais destinados ao Distrito Sanitário Yanomami (DSY) para combate à malária.
A aeronave KC-390 Millennium, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo –, realizou a missão na terça-feira (21/10), levando 14 caixas do Rio de Janeiro (RJ) até Boa Vista (RR). A carga incluiu materiais como glicerol e álcool metílico, que são utilizados no diagnóstico laboratorial da doença.

A solicitação ao Comando Operacional Conjunto foi realizada por meio da Casa de Governo de Roraima. “O material é fundamental para o combate e prevenção da doença na região, que é uma das principais causas de mortalidade entre as comunidades Yanomami”, pontuou o Coordenador Distrital de Saúde Indígena, Maurício Tomé Rocha, no documento que oficializou a solicitação.
Após serem preparados em Boa Vista, os insumos serão distribuídos em todo o território Yanomami conforme necessidade, sendo essa quantidade suficiente para os próximos 12 meses, de acordo com o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami. A operação evidencia a importância da atuação conjunta entre órgãos federais, estaduais e as Forças Armadas no enfrentamento de desafios logísticos, assegurando a continuidade das ações de combate à malária na Terra Indígena Yanomami.
Operação Catrimani II
A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de segurança pública, agências e Forças Armadas, coordenada pela Casa de Governo do Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD nº 5.831, de 20 de dezembro de 2024. A operação tem como objetivo atuar de forma preventiva e repressiva contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na Terra Indígena Yanomami.










