A Marinha do Brasil (MB) promoveu, ontem (25), uma Ação Cívico-Social (ACiSo) na cidade de São José da Barra (MG), durante a Operação “Furnas 2025”. A iniciativa, realizada por militares do Comando da Divisão Litorânea da Força de Fuzileiros da Esquadra, beneficiou mais de 200 pessoas com atendimentos médico e odontológico gratuitos, vacinação e palestras sobre primeiros socorros e higiene bucal. Houve também atividades culturais, como apresentações de banda de música e de motocicletas, mostruário de viaturas e oficinas, além de divulgação de informações sobre como ingressar na MB.
Segundo o Diretor da Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM), Capitão de Fragata Demóstenes Apostolides, esse tipo de iniciativa aproxima a instituição da população mais necessitada. “A Marinha do Brasil, aproveitando o exercício que está acontecendo na região de Furnas, conduziu esta ACiSo em parceria com a prefeitura de São José da Barra e a Eletrobras Furnas, para prestar diversos tipos de serviços sociais à população local e isso é muito gratificante”, disse.
De acordo com a Capitão-Tenente (Cirurgiã-Dentista) Julia Honorato, a ACiSo é uma oportunidade de estreitar laços com a população de São José da Barra. “Não é a primeira vez que realizamos essa Ação Cívico-Social. É uma cidade que sempre nos recebe muito bem. Os últimos eventos foram um sucesso e este não foi diferente. Realizamos atendimentos básicos na parte médica e odontológica, também trabalhamos com a prevenção, como o “Escovódromo”, onde as crianças aprenderam como escovar os dentes corretamente”, afirmou a Oficial.

O “Escovódromo” foi a parte mais divertida do evento para Beatriz Carvalho, de 11 anos.
Nós chegamos cedo e achamos super legal o evento. Eu aprendi a escovar melhor os dentes e achei bem divertido. Isso foi o que mais gostei”, disse a menina.
Para a engenheira aposentada Maria de Melo Abreu, a ação foi uma ótima oportunidade para trocar experiências entre a população local e a MB. “Os militares estão de parabéns por fazer esse evento, que foi uma interação completa com a nossa comunidade. Todos ganharam e ficaram muito satisfeitos. Espero que aconteçam mais e mais eventos como esse”, disse.

Operação “Furnas 2025”
Até o dia 30 de outubro, a MB realiza exercícios no Lago de Furnas, em Minas Gerais, com 1.800 militares, além de embarcações, helicópteros, aviões de caça, drones, veículos blindados e anfíbios e diversos outros equipamentos militares. A Operação “Furnas 2025” é um dos maiores treinamentos militares em Minas Gerais e comprova a capacidade expedicionária do Corpo de Fuzileiros Navais ao deslocar tropas do Rio de Janeiro para o Sul de Minas.
O evento conta ainda com a participação de 52 militares de nove países (Arábia Saudita, Camarões, Chile, França, Itália, México, Moçambique, Portugal e Reino Unido) e um representante da Junta Interamericana de Defesa.
O objetivo da Operação é treinar Unidades da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) integradas aos meios aéreos e embarcações da MB em operações ribeirinhas, em operações de paz e em treinamentos interagências, com a participação de órgãos municipais e estaduais. A atuação da FFE no Sul de Minas contribui ainda para uma maior presença da Marinha nas áreas do entorno do Lago de Furnas.












